Viagem Única

Roteiros de Viagem Personalizados

MOÇAMBIQUE – Uma missão de voluntariado!

Deixe um comentário

Hoje temos um post de uma autora convidada: a Michele D’Ávila, que vai nos contar um pouco da experiência dela no intercâmbio voluntário para Moçambique!

Com a palavra, nossa autora convidada…

“Dia 14/01 fez 1 ano que embarquei para a viagem mais intensa e transformadora que até hoje pude vivenciar! Missão Lasallista de voluntariado BRASIL-MOÇAMBIQUE!

Foram 20 dias com cara de 10 anos! Eu, com formação em psicologia e pesquisadora do Unilasalle mais 11 colegas de diversas formações, vinculados a instituição Lasallista, trabalhamos, aprendemos, trocamos, nos emocionamos junto à realidade da cidade de Beira, capital da província de Sofala no país de Moçambique. Lá, por meio da mesma língua que a nossa, o português, pessoas nos mobilizaram com tanto a nos dizer, a nos mostrar e a nos fazer sentir! Escutam e sentem aqueles que vão de coração aberto e dispostos a abandonar um pouco as velhas concepções de mundo!

Ir para esse país africano, não caracterizou uma viagem turística, que nos movem a conhecer lugares famosos, arquiteturas grandiosas e históricas, voltando com cartões postais. É uma viagem para se aproximar da vida, na sua mais doce e nem por isso menos amarga, essência! Onde o “ter” ainda não ocupa tanto os espaços dos princípios e valores. “Ser” é tudo o que se tem. Preenchendo a viagem de sorrisos, curiosidades e abraços.

O carinho das crianças!

O carinho das crianças!

Essa foi uma missão, vinculada ao Centro Universitário La Salle. Fomos o primeiro grupo a vivenciá-la, na Escola João XXIII e no Centro Social La Salle em Beira. Neste ano (2013), o segundo grupo já está lá, e começa suas atividades no dia 15/01 pela manhã! Atividades? Sim, foram 20 dias de trabalho por meio de palestras para professores, oficinas com monitores, reinventar aulas de música, organizar bibliotecas, pintar paredes, criar gincanas, campeonatos e outras atividades recreativas com crianças, contar histórias, fazer teatro, dançar, jogar futebol e aprender muito, muito mais do que possamos suportar com a nossa gratidão. Se emocionar! Nem sempre nos despedimos de uma viagem com abraços de mais 300 crianças ao mesmo tempo, que choram, te beijam, te carregam no colo, pulam no teu pescoço e te dizem: “Você mudou a minha vida!”.

Pobres? Economicamente sim. Mas a pobreza pode ter muitas concepções. As pessoas que conheci nessa experiência, esbanjam força, dedicação, esperança, criatividade, arte, inteligencia, trabalho e alegria! E isso, não está a venda! Sustentam tudo isso, mesmo com grande parte da população possuir HIV, malária, cólera, com uma expectativa de vida de 36 anos, o que faz de muitas crianças órfãs de pai e mãe. Será que seríamos capazes de tamanha façanha?! São esses questionamentos que você pode construir com um pouco mais de vivência, por meio de uma viagem dessas!

Voltamos sim meio envergonhados, por nos darmos conta de tantos sorrisos perdidos nos nossos dias! Mas aprender com isso é maravilhoso!

Você não está pronto para isso?

Ninguém está! Não estamos totalmente prontos para muitas coisas! Não estamos prontos para achar o caminho de casa quando nos perdemos da mãe no supermercado aos 5 anos, nem prontos para entrar na faculdade, para trabalhar, quem dirá para casar e comprar um apartamento, e o que sobra para ter filhos?! Mas é isso aí mesmo! Somos sempre inacabados, um tanto perdidos… E essa experiência é justamente para darmos-nos conta no quanto somos insuficientes e incapazes de nos fazer existir sozinhos! Reconhecer isso, não entendo como fracasso ou desvalia, mas como um passo importante para pensar em transformação social e humana!

Beira - Moçambique

Beira – Moçambique

É sempre bom compartilhar dessa experiência! Então deixo meu contato para a possibilidade de trocas, e também para que eu possa conhecer outras vivências como essa! Tenho interesse em seguir viajando com esse propósito, será um prazer ter notícias de outras oportunidades de voluntariado. Acredito que a América do Sul e principalmente o Brasil, pode ser um importante lugar para desenvolver viagens como esta!

Meu e-mail é michelendavila@yahoo.com.br

Quero agradecer a Mayara pelo convite!!! Obrigada!!

E finalizo com a primeira expressão Moçambicana que aprendi:

TIRE TESSI (estamos juntos!)!

Um grande abraço,

Michele Nunes D`Ávila ”

No link a seguir está o blog para quem quiser acompanhar a viagem desse novo grupo que embarcou no dia 11 e também do grupo da Michele.

http://voluntariadounilasalle.unilasalle.edu.br/

Anúncios

Autor: Viagem Única

Somos viajantes, sonhadoras e felizes! Queremos dividir com vocês dicas de lugares maravilhosos! Por isso, oferecemos o serviços de elaboração de roteiros de viagem personalizados (for free)! Queremos ajudá-lo a ter uma Viagem Única! Larissa & Mayara

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s